Perguntas Frequentes sobre Cursos a Distância Avisa Lá

1.Como posso fazer a inscrição nos cursos? Há número restrito de alunos por turma?

As inscrições são feitas eletronicamente, por meio da loja virtual. A procura pelas atividades do Avisa Lá a distância tem sido grande. Por isso, recomendamos que os interessados façam logo suas inscrições, pois cada curso pode receber, no máximo, 45 alunos. É possível abrir novas turmas, mas para isso é preciso que você faça sua pré-inscrição e aguarde a confirmação da vaga.

2. A senha e o login são informados no ato da inscrição? 

Não. A senha e o login são enviados para o e-mail do aluno informado na ficha de inscrição até um dia antes do início do curso.

3. E se não receber a senha e o login? 

Primeiramente verifique em sua caixa de spam/lixo eletrônico, pois há provedores – como, por exemplo, o Hotmail – que identificam a mensagem enviada pelo instituto como lixo eletrônico. Caso não esteja nessas pastas, entre em contato conosco ou peça ajuda ao suporte.

4. Além dos cursos, há outra modalidade de atendimento para grupos menores?  

A consultoria a distância é uma forma de atendimento às demandas específicas sobre o trabalho pedagógico em sala de aula, coordenação pedagógica ou gestão de instituições educativas. Para manter o atendimento, a individualidade e a qualidade das devolutivas, organizamos a consultoria para grupos pequenos, com duração de duas semanas a dois meses. Para participar, basta enviar um e-mail ao Instituto Avisa Lá, com uma descrição do diagnóstico avaliativo e uma indicação dos problemas que levaram à consultoria. Nossa equipe entrará em contato para discutir uma proposta ajustada às necessidades do município. Como a consultoria é individualizada e pretende resolver questões pontuais emergentes do trabalho, o tempo de duração varia de acordo com os propósitos explícitos no contrato entre as duas partes, podendo durar de um a três meses.

5. Quanto tempo duram os cursos?

A maioria dos cursos tem a duração de 3 meses – 12 semanas –, com atividades semanais. 

6. Quanto tempo é preciso destinar aos estudos para participar das atividades propostas nos cursos do Instituto Avisa Lá?

Para a sua organização pessoal, convém destinar, no mínimo, duas horas de estudo semanais para as leituras e participação nos fóruns de discussão ou escrita de registro individual. Recomendamos ao menos dois acessos semanais para acompanhar o debate entre os colegas.

7. As atividades têm hora marcada?

A maioria delas é assíncrona; quer dizer, você pode acessar e postar suas contribuições a qualquer hora. A exceção são os chats previamente combinados com os alunos. Nesse caso, a formadora informará os horários com antecedência e a presença não é obrigatória.

8. Há atividades presenciais?

Nos cursos a distância, as atividades são feitas a distância, de modo assíncrono. Ou seja, não é necessário que os alunos compareçam a um local específico e nem acessem o ambiente ao mesmo tempo. As atividades presenciais constam apenas dos programas de formação a distância.

9. Existe um cronograma de atividades?

Sim, as atividades têm frequência semanal, podendo estender-se por mais uma semana. A formadora do curso informará sobre o tempo destinado a cada atividade.

10. Há necessidade de algum material específico, apostila, para realizar os cursos?

Não. Todo material necessário, sejam textos e/ou vídeos, é disponibilizado no próprio ambiente do curso.

11. Quem são os formadores?  

Os formadores dos cursos são os mesmos que desenvolvem os projetos presenciais e a distância do Instituto Avisa Lá, designados para as atividades a distância que pertencem ao campo de sua especialização. Desse modo, todos podem contar com a participação ativa de um parceiro muito experiente no assunto a ser estudado.

12. É possível falar com o formador ou coordenador do curso em particular?

Sim. Embora o foco das atividades no ambiente virtual seja coletivo, há recursos e oportunidades para uma conversa mais pessoal e particular com o formador ou coordenador do curso quando necessário.

13. O certificado tem o total de horas? Qual é?

Em geral, as atividades duram 3 meses, correspondentes a 60 horas de dedicação. Os certificados são emitidos de acordo com a carga horária de cada curso, divulgada no programa, e dependem da avaliação do aluno. Só recebem certificados os que forem aprovados.

14. O certificado é emitido imediatamente?

Não. Após o encerramento do curso, há uma avaliação da equipe formadora, que emitirá as notas e, finalmente, os certificados. Os certificados ficam prontos em até dois meses após o término do curso.

15. Como é feita a avaliação do aluno?

Cada curso tem a sua proposta de avaliação, considerando as aprendizagens construídas ao longo dos três meses de duração do curso. Além de navegar e consultar o material disponível, as atividades exigem do aluno a presença ativa em pelo menos 75% das propostas.

16. Como é marcada a presença dos alunos?

Como o curso não é organizado no formato de aulas virtuais, não haverá controle de faltas por aula. A presença é registrada de acordo com o relatório de acesso dos alunos no ambiente virtual e da sua interação nos fóruns e demais atividades propostas.

17. O que é preciso para receber certificado?

É preciso ter uma avaliação satisfatória. Isso é medido por meio dos acessos do aluno, registrados no ambiente do curso, e da avaliação de aprendizagens, observada pelos formadores na qualidade da participação de cada um nas atividades coletivas e individuais. Por esse motivo, os certificados não são emitidos automaticamente: após o curso, o formador inicia a avaliação e devolutiva dos alunos e o certificado é emitido em até dois meses após o final do curso.

18. Há possibilidade de participar de um curso não sendo professora, mas sim técnica da secretaria de educação ou formadora de formadores?

É possível, pois as discussões nos fóruns trazem conhecimentos úteis para a orientação dos professores. No entanto, como algumas das atividades têm os professores como principal público-alvo, as vagas são prioritariamente deles. Recomendamos conhecer os cursos específicos para formadores, coordenadores, diretores ou gestores.

19. Em que ambiente o curso acontece?

Todas as atividades a distância do Instituto Avisa Lá acontecem na plataforma Moodle, que pode ser acessada no site http://cursos.avisala.org. Utilizamos diversas ferramentas, entre elas, fóruns para debates, diários de aprendizagem para a organização dos registros pessoais, chats, entre outros.

20. É possível a participação em grupo?

Sim, desde que cada pessoa tenha a sua própria inscrição, pois a senha é pessoal e intransferível.

21. Há promoções ou pacotes de cursos fechados para técnicos?

Trabalhamos com grupos fechado de integrantes de uma mesma escola ou um mesmo município, dependendo do número de inscrições. Nesse caso, há um programa de atendimento especial, que consta de uma visita ao município para diagnóstico e planejamento do pacote de cursos.

22. Há descontos para as secretarias de educação que queiram matricular muitos professores, coordenadores ou grupos? 

Sim, há descontos especiais. Entre em contato para obter informações detalhadas sobre descontos e condições especiais de pagamento.

23. Se eu fizer este curso vai contar pontos para minha carreira?

A validação do certificado para a carreira depende da política de seu município.

Caso o município seja o contratante do curso para seus funcionários ele pode definir isso,  a priori,  publicando no DO a orientação  da certificação 

 24. Este curso é reconhecido pelo MEC?

O curso é livre, não é reconhecido pelo MEC,  mas o Avisa lá é associado a ABED – Associação Brasileira de Educação a Distância , o que significa que  temos conhecimento para realizar cursos a distância, pois compartilhamos da mesma visão "acesso de todos os brasileiros à educação de excelência".

Última atualização: terça, 7 Fev 2017, 08:23