As especificidades da educação infantil para gestores iniciantes

Programa de curso - Gestores
Título: As especificidades da educação infantil para gestores iniciantes
Modalidade: curso
Coordenação Geral: Silvia Carvalho
Coordenação Pedagógica: Renata Frauendorf
Formadores: Cisele Ortiz e Eliana (Lica) Sisla

Público alvo: Gestores iniciantes (responsáveis pela EI nos municípios)

Ementa:

O dia a dia da Secretaria de Educação é bem atribulado, há muitas tarefas que precisam ser cumpridas, das quais dependem recursos e subsídios para as escolas. Entretanto, o bom funcionamento da rede depende também da compreensão informada dos desafios de acesso e qualidade que cada município enfrenta, assim como, dos grandes desafios que a Educação Infantil brasileira precisa fazer face. 

Nosso país produziu ao longo das últimas décadas extensa documentação que orienta as práticas da Educação Infantil. Porém, nem sempre os municípios contam com uma equipe técnica que possa fazê-los valer. Nossa proposta é aproximar os novos gestores de uma visão contemporânea de educação de crianças pequenas, entendendo que ação técnica e política são indissociáveis.
Acreditamos que um bom começo faz toda a diferença. Os recursos financeiros são fundamentais, mas o uso adequado destes é referendado para aonde se quer chegar. Quais são as necessidades de melhoria nos espaços das escolas de Educação Infantil do município? Que práticas pedagógicas precisam ser revistas? E, para isso, como implantar um plano de formação continuada dos profissionais das unidades?

São estas as principais questões que o curso pretende abordar. Sobretudo, pretende-se que o responsável pela Educação Infantil do município esteja mais próximo das unidades, dos gestores escolares, dos professores, dos profissionais de apoio das escolas e, principalmente, dos alunos, que sua ação seja mais planejada e a gestão mais democrática.

Objetivos:

  1. Subsidiar os gestores para que identifiquem os desafios da Educação Infantil de seus municípios e estabeleçam metas para avançar em termos da qualidade do serviço oferecido.

Conteúdos:

  1. Diagnóstico da qualidade do atendimento da Educação Infantil do Município;
  2. Documentação e legislação de referência da Educ. Infantil;
  3. O espaço físico da Educação Infantil;
  4. Práticas pedagógicas contemporâneas;
  5. Formação continuada dos profissionais da Educação Infantil.

Metodologia:

O curso está organizado em torno de atividades e exemplos que envolvem a reflexão sobre as concepções teóricas articuladas às práticas efetivas das escolas dos municípios.

Semanalmente, o cursista deve acessar página do curso e seguir o roteiro para a realização da proposta, seguir as orientações do formador, estudar os textos sugeridos, ou assistir aos vídeos, assim como participar dos fóruns de discussão com os demais participantes, sínteses e atividades avaliativas.

A interação e a participação ativa são fundamentais para o andamento do curso. Desta forma, as boas soluções encontradas podem ser compartilhadas. A ideia é que os participantes possam, também, aprender uns com os outros.

Recursos:

A plataforma utilizada para o desenvolvimento do curso será acessada mediante login e senha, a ser enviado para e mail do aluno. Vários recursos tais como, aulas utilizando recursos HTML / e ou flash para visualização on-line, textos de referência, bate-papos, lista de participantes, fórum, estatísticas de acesso.

O material ficará disponível para os participantes 24 horas por dia, 7 dias por semana. Além disso, o fórum de discussões, contendo perguntas e respostas, bem como comentários dos participantes, estará em funcionamento, permitindo interação entre os participantes, complementando o aprendizado.

Avaliação e Certificação:

Entendemos como participação as postagens, sejam elas de trabalho solicitados no curso ou de participação nos fóruns e a atividade final do fórum da semana 11. Sabemos que entrar e ver o que está acontecendo é muito importante, mas não terá valor para obtenção do certificado. Receberá a certificação quem participar de 75% das propostas apresentadas, no tempo previsto para isso, e tiver avaliação satisfatória nas atividades propostas pelas formadoras e postar a última atividade. Para mais informações, consulte o conteúdo referente à avaliação neste site

Expectativas de aprendizagem:

  1. Conhecer os principais documentos e a legislação específica da Educação Infantil;
  2. Identificar os desafios de qualidade da Educação Infantil;
  3. Estabelecer metas e estratégias para aprimorar a Educação Infantil do município.

Referências Bibliográficas

  • CARVALHO, S.P.; KLISYS, A.; AUGUSTO, S. (Org.). Bem-Vindo, Mundo: Criança, cultura e formação de educadores. São Paulo: Peirópolis, 2006. 205 p.
  • Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEB, 2010.
  • Diretrizes em ação: qualidade no dia a dia da educação infantil / Instituto Avisa Lá – Formação continuada de educadores;
  • Ministério da Educação; Fundo das Nações Unidas para a Infância - UNICEF – São Paulo: Ed. Instituto Avisa Lá.  2015
  • Indicadores da Qualidade na Educação Infantil. Brasília: MEC/SEB, 2009.
  • Revisão das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. MEC/SEB, 2009.

Custo por aluno R$ 400,00 ou até 3x de R$133,33 sem juros no cartão. Duração: 12 semanas (60 horas de dedicação)

Faça sua inscrição através de nossa loja virtual em http://www.loja.avisala.org.br/cursos--

Após a conclusão são emitidos certificados de participação. Para saber mais sobre nossos cursos e metodologia clique aqui.

Consulte-nos a respeito de preços especiais para grupos de participantes de uma mesma instituição.

Última atualização: Friday, 3 Mar 2017, 15:28