Meus alunos escrevem mal! O que fazer?

Programa de curso -  Produção de Texto
Título: Meus alunos escrevem mal! O que fazer?
Modalidade: curso 
Coordenação Geral: Silvia Carvalho
Coordenação Pedagógica: Renata Frauendorf
Formadores: Maria Paula Twiaschor
Público alvo: Professores e Coordenadores de Ensino Fundamental I

Ementa:

Aprender a ler e escrever não é uma tarefa fácil. Além de compreender como funciona o sistema de escrita, as crianças também precisam aprender a se expressar por escrito, utilizando conhecimentos que são próprios da linguagem que se escreve. Nesse processo de aprendizagem muitos professores consideram que seus alunos não produzem bons textos e sim uma escrita fragmentada, na qual às vezes faltam informações para a compreensão do leitor comprometendo o sentido. Produções com muitos erros de ortografia ou ainda com problemas de pontuação.
Mas o que fazer diante disso?
Nesse curso, vamos conhecer o caminho que os alunos devem percorrer até a escrita final de um texto. São ações fundamentais que precisam ser garantidas pelo professor para garantir a qualidade dos textos produzidos pelos alunos.

Objetivos:

  1. Refletir sobre a prática de produção de texto como um processo que envolve várias etapas desde o planejamento do texto até sua revisão.
  2. Construir orientações para assegurar às crianças as condições didáticas para produzir textos em sala de aula.

Conteúdos:

  1. Condições didáticas para produzir textos.
  2. O papel do professor como modelo nos processos de produção de textos.

Metodologia:

O curso está organizado em torno de atividades que envolvem a reflexão sobre o planejamento, o estudo orientado de textos e vídeos que apresentam os processos de produção de texto em contextos reais de salas de aulas. O cursista deve acessar a videoteca, assistir ao vídeo programado para a semana seguindo orientações do formador, ou estudar o texto sugerido assim como participar dos fóruns de discussão com os demais participantes, fazer sínteses ou atividades avaliativas.

Recursos:

A plataforma utilizada para o desenvolvimento do curso será acessada mediante login e senha, a serem enviados para e mail do aluno. No ambiente virtual de aprendizagem serão disponibilizados vários recursos tais como videoaulas, textos de referência, bate-papos, fórum, estatísticas de acesso, entre outros.

O material ficará disponível para os participantes 24 horas por dia, 7 dias por semana. Além disso, o fórum de discussões, contendo perguntas e respostas, bem como comentários dos participantes, estará em funcionamento, permitindo interação entre os participantes, complementando o aprendizado.

Avaliação e certificação:

Entendemos como participação as postagens, sejam elas de trabalho solicitados no curso ou de participação nos fóruns e a atividade final do fórum da semana 11. Sabemos que entrar e ver o que está acontecendo é muito importante, mas não terá valor para obtenção do certificado. Receberá a certificação quem participar de 75% das propostas apresentadas, no tempo previsto para isso, e tiver avaliação satisfatória nas atividades propostas pelas formadoras e postar a última atividade. Para mais informações, consulte o conteúdo referente à avaliação neste site.

Expectativas de Aprendizagem:

  1. Saber quais são as ações envolvidas no processo de produção de textos pelos alunos.
  2. Reconhecer algumas condições didáticas para a produção de textos, podendo incluí-las em seu planejamento didático.
  3. Reconhecer o papel do professor como modelo nos processos de produção coletiva de textos.

Bibliografia de Referência


Custo por aluno R$ 400,00 ou até 3x de R$133,33 sem juros no cartão. Duração: 12 semanas (60 horas de dedicação)

Faça sua inscrição através de nossa loja virtual em http://www.loja.avisala.org.br/cursos--

Após a conclusão são emitidos certificados de participação. Para saber mais sobre nossos cursos e metodologia clique aqui.

Consulte-nos a respeito de preços especiais para grupos de participantes de uma mesma instituição.

Última atualização: Friday, 10 Feb 2017, 18:37