Por que, para que e como elaborar bons portfólios do processo de aprendizagem?

Programa de curso – Portfólio
Título: Por que, para que e como elaborar bons portfólios do processo de aprendizagem?
Modalidade: curso 
Coordenação Geral: Silvia Carvalho
Coordenação Pedagógica: Renata Frauendorf
Formadores: Denise Tonello
Público Alvo: Professores e Coordenadores da Educação Infantil e Fundamental 1

 Ementa:

Este curso pretende contribuir para que os educadores possam aprofundar o conhecimento sobre formas de elaborar portfólios envolvendo a participação de crianças, adolescentes e familiares na avaliação do processo de aprendizagem a partir da análise de bons modelos assim como estudo teórico.
A análise de portfólios trará, aos educadores, subsídios para que a documentação produzida na escola possibilite a reflexão e a tomada de decisão em prol do avanço de todos os envolvidos no processo educativo, além de ressaltar princípios norteadores para que este instrumento possa ser elaborado de maneira adequada e consistente.

Objetivos:

  • Compreender o conceito de portfólios e qual a sua importância;
  • Compreender e aprofundar o papel dos portfólios como principal instrumento de avaliação do professor;
  • Buscar e/ou identificar focos que direcionam o que observar para refletir sobre a aprendizagem;
  • Refletir sobre possibilidades de construção de portfólios “temáticos”, por área do conhecimento. 

Conteúdos:

  • Avaliação Formativa
  • Portfólios: matrizes teóricas e princípios norteadores para sua elaboração
  • Focos de aprendizagem

Metodologia:

O curso está organizado em torno de atividades e exemplos que envolvem a reflexão sobre as concepções teóricas e a elaboração de portfólios. Semanalmente, o cursista deve acessar página do curso e seguir o roteiro para a realização da proposta, seguir as orientações do formador, estudar os textos sugeridos, ou assistir aos vídeos, assim como participar dos fóruns de discussão com os demais participantes, ou demais atividades. 

Recursos:

A plataforma utilizada para o desenvolvimento do curso será acessada mediante login e senha, a ser enviada no e mail do aluno. No ambiente virtual de aprendizagem serão disponibilizados vários recursos tais como videoaulas, textos de referência, bate-papos, fórum, estatísticas de acesso, entre outros.
O material ficará disponível para os participantes 24 horas por dia, 7 dias por semana. Além disso, o fórum de discussões, contendo perguntas e respostas, bem como comentários dos participantes, estará em funcionamento, permitindo interação entre os participantes, complementando o aprendizado. 

Avaliação e certificação

Entendemos como participação as postagens, sejam elas de trabalho solicitados no curso ou de participação nos fóruns e a atividade final do fórum da semana 11. Sabemos que entrar e ver o que está acontecendo é muito importante, mas não terá valor para obtenção do certificado. Receberá a certificação quem participar de 75% das propostas apresentadas, no tempo previsto para isso, e tiver avaliação satisfatória nas atividades propostas pelas formadoras e postar a última atividade. Para mais informações, consulte o conteúdo referente à avaliação neste site.

Bibliografia de Referência:

  • LARCÃO, Isabel. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo: Cortez, 2003.
  • CHAVES, Idália Sá. “Porta-fólios: no fluir das concepções, das metodologias e dos instrumentos”, em L.S. Almeida & J. Tavares (orgs.), Conhecer, aprender e avaliar. Porto: Porto Editora, 1998: 40)
  • DEPRESBITERIS, Léa & TAVARES, Marialva Rossi. Diversificar é preciso...: instrumentos e técnicas de avaliação da aprendizagem. São Paulo: Editora Senac, 2009.
  • SHORES, Elizabeth & GRACE, Cathy. Manual de Portfólio: um guia passo a passo para o professor. Artmed. SP: 2001.São Paulo: Libertad, 2013.
  • VASCONCELLOS, Celso. Avaliação da aprendizagem: práticas de mudança – por uma práxis transformadora.
  • VILLAS BOAS, Benigna. “Avaliação formativa: em busca do desenvolvimento do aluno, do professor e da escola”. In Veiga, I.P.A.; Fonseca, M. (Org.). As dimensões do projeto político pedagógico: novos desafios para a escola. Campinas: Papirus: 2001.

Custo por aluno R$ 400,00 ou até 3x de R$133,33 sem juros no cartão. Duração: 12 semanas (60 horas de dedicação)

Faça sua inscrição através de nossa loja virtual em http://www.loja.avisala.org.br/cursos--

Após a conclusão são emitidos certificados de participação. Para saber mais sobre nossos cursos e metodologia clique aqui.

Consulte-nos a respeito de preços especiais para grupos de participantes de uma mesma instituição.

Última atualização: Friday, 10 Feb 2017, 18:47